Informações Importantes

- Serviços na cabine: para a sua maior comodidade, você poderá solicitar seu café da manhã na cabine, bastando preencher o menu e pendurá-lo fora da cabine na noite anterior. Também poderá solicitar snack, disponível 24 horas. Consulte tarifa a bordo para estes serviços. - Aparelhos elétricos na cabine: por motivos de segurança, não é permitido levar a bordo e / ou utilizar aparelhos elétricos na cabine, a título de exemplo, mas não limitado a: ferros, aquecedores de água, chaleiras, fogões elétricos, secadores de cabelo, fogões. As cabines são dotadas de um secador de cabelos. - Equipamentos de som: em respeito e para resguardo da privacidade e do bem-estar de todos os hóspedes, é proibido o embarque de equipamentos de som com qualquer tipo de sistema de amplificação. O uso de outros aparelhos eletrônicos como equipamento de som apenas serão permitidos com o uso de fone de ouvidos.

- Recreação: Os hóspedes poderão contar com monitores especializados por faixa etária, conforme ora descrito: • Squok Club: 3 a 6 anos;• Junior Club: 7 a 12 anos; • Teen Club: 13 a 17 anos;• Adultos: a partir de 18 anos Obs.: Crianças menores de 3 anos não serão aceitas nos “Clubs” mencionados acima, nem mesmo com a supervisão de seus pais ou de responsáveis legais. Crianças menores de 3 anos poderão permanecer em área específica sem monitoria e sob cuidados de seus pais ou de seus responsáveis legais. Para hóspedes com necessidades especiais que desejarem frequentar os “Clubs”, informamos que será necessária a presença de um dos pais, ou de responsável legal no local, durante todo o tempo de estadia. Conforme previsto nas Condições Gerais disponíveis no site www.costacruzeiros.com. - Fotógrafo: Há um serviço de fotógrafos que documenta todos os eventos da viagem. O hóspede pode adquirir as cópias no escritório dos fotógrafos, a bordo. - Atividades de bordo América do Sul: programadas diariamente, são muitas as atividades. Pela manhã, o hóspede encontrará instrutores para ginástica, cooper ao ar livre ou ainda sessões de aeróbica, além de jogos de piscina, diversos campeonatos, aulas de dança, xadrez, dama, buraco, etc. Uma equipe de recreação infantil mantém as crianças acima de 3 anos ocupadas durante todo o dia. Ao entardecer, nos bares internos, há o aperitivo musical. À noite: shows internacionais, cassino, música dançante nos salões, jogos de sociedade, discoteca, show dos hóspedes. Outros destinos: as atividades serão programadas localmente e informadas no jornal “Diario di Bordo” distribuído todas as noites nas cabines.

Taxa de Serviço de Hotelaria: A Taxa de Serviço de Hotelaria, referente ao serviço de cabine e restaurante, integra o preço total do cruzeiro e poderá ser cobrada na confirmação da reserva do cruzeiro, conforme publicado nas tabelas de taxas abaixo. Nos cruzeiros internacionais, as taxas de serviços de hotelaria que eventualmente não forem pagas antecipadamente serão cobradas a bordo ao final do cruzeiro em moeda local. A Taxa de Serviços de Hotelaria é obrigatória e não se confunde com gorjeta. A Armadora não trabalha com sistema de gorjetas, sendo vedado aos tripulantes o recebimento de qualquer espécie de gorjeta ou compensação extra. Sobre os serviços opcionais, atendimento de bar e room service, será acrescido a bordo percentual de 15% (quinze por cento) que será pago ao final do cruzeiro, independentemente da tarifa de serviços de hotelaria incluída na reserva. Este percentual poderá ser alterado pela Armadora sem prévio aviso.

Como pagar a bordo: As despesas pessoais realizadas a bordo do navio serão cobradas à parte, exclusivamente pela Armadora, por meio dos Cartões Costa, devendo ser pagas no final do cruzeiro pelo titular da cabine. Todas as despesas pessoais realizadas a bordo por meio dos Cartões Costa, serão automaticamente debitadas para a conta da cabine e não há necessidade de o Hóspede transportar dinheiro para despesas diárias a bordo, exceto para as despesas com Cassino que não poderão ser pagas com o Cartão Costa e deverão ser pagas apenas em espécie. Nas primeiras 48 (quarenta e oito) horas após embarque, o Hóspede precisará fornecer a cobertura dos custos do cartão Costa, registrando um cartão de crédito por cabine ou realizando um depósito inicial mínimo de 150 euro/USD por pessoa, dependendo da moeda vigente no cruzeiro escolhido, sob pena de bloqueio de cartão Costa para consumo a bordo. Caso existam Hóspedes de uma mesma cabine que estejam dividindo despesas a bordo, estes deverão solicitar a cobrança separada com depósitos ou registros de cartões de créditos diferenciados para que cada um suporte a sua própria despesa. O depósito inicial terá de ser integrado durante o cruzeiro com sucessivos pagamentos, quando as despesas adicionais incorridas a bordo forem maiores que o valor antecipado, sob pena de bloqueio de cartão Costa para consumo a bordo. A bordo são aceitos os cartões de crédito internacionais American Express, VISA (exceto Visa Travel Money) e Mastercard, não sendo aceitos cartões de crédito Dinners, cheques pessoais ou de empresas, cartões de débito, cartões pré-pagos, cartões recarregáveis, cartões VISA Electron, Postepay, Bancomat, Cirrus Maestro. Moeda Válida a Bordo: - América do Sul, exceto transatlânticos, no Caribe com início em portos dos Estados Unidos, bem como cruzeiros com início na Ásia e Oriente: Dólar norte-americano (USD). - Demais destinos e itinerários, inclusive transatlânticos e cruzeiros nos Emirados Árabes: Euro.

Os comunicados e informativos a bordo são realizados por meio do “Diario di Bordo”, alto falante e mensagens deixadas na cabine por bilhete ou na televisão em canal específico. Recomenda-se aos hóspedes lerem diariamente o jornal de bordo “Diario de Bordo”, no qual constam todos os horários das refeições, atividades e informações da vida a bordo, para melhor aproveitamento do cruzeiro. O jornal de bordo - “Diario de Bordo” - é entregue todas as noites nas cabines, além de estar afixado em diversos pontos das áreas comuns do navio. Recomenda-se ainda que os hóspedes acessem diariamente as mensagens e comunicados no canal específico na televisão da cabine.

Alguns itens não são permitidos a bordo e podem ser confiscados pelas autoridades portuárias ou tripulação. São medidas tomadas visando garantir a sua segurança e privacidade durante suas férias. Confira antes de embarcar. LISTA DE ITENS PROIBIDOS • Qualquer tipo de medicamento/entorpecente ilegal, incluindo drogas sintéticas e maconha medicinal; • Toda e qualquer arma de fogo, incluindo réplicas e imitações, bem como suas peças, componentes e munição; • Pistolas ou rifles de pressão, ar comprimido ou de chumbinho, ou qualquer outra arma de projétil (por exemplo, arma de paintball); • Todo e qualquer explosivo, incluindo dispositivos explosivos e simulacros, fogos de artifício, sinalizadores e pirotécnicos; • Armas pontiagudas e afiadas como uma faca – ou punhal e adaga dobrável, canivetes (com lâmina maior que 4polegadas/10cm de comprimento ou qualquer comprimento de lâmina que seja proibido pelas leis locais), sgian-dubh, kirpan, estrela ninja e machados; • Lanças ou arpões, bestas, arcos e flechas; • Armas de impacto, incluindo soco inglês ou soqueira, porrete, cassetete, pau, mangual ou tchaco; • Algemas; • Armas de choque de alta voltagem e todo e qualquer item que contenha substâncias incapacitantes (por exemplo, bombas de gás, spray de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, fósforo, ácido e outros produtos químicos perigosos que podem ser usados para mutilar ou incapacitar); • Navalha aberta e tesouras com lâminas maiores que 4polegadas/10cm; • Qualquer outro item criado, adaptado ou destinado a uso como arma ofensiva; • Líquidos inflamáveis e produtos químicos perigosos, a menos que transportados em quantidades limitadas e de acordo com as instruções da empresa (por exemplo, gasolina, bebidas alcoólicas, diluentes etc.); • Ferramentas elétricas, eletrodomésticos de cozinha e itens que contenham peças de aquecimento, como aquecedor de imersão, manta térmica elétrica, aquecedor infravermelho, ferro de passar, aquecedor de água, cafeteira elétrica etc.; • Toda e qualquer arma com lâmina oculta: faca de fivela de cinto, faca/espada de guarda-chuva ou bengala, canivete, faca dobrável em forma de cartão de crédito etc.; • Qualquer dispositivo, brinquedo ou drone voador controlado remotamente ou de forma autônoma; • Hoverboard, monociclo elétrico, scooter ou segway; • Botijões, garrafas e cilindros de gás comprimido, incluindo cilindros de mergulho, cilindros de propano e latas de aerossol; • Radiobalizas de emergência indicadora de posição (Emergency Position Indicating Radio Beacon, EPIRB), rádios, receptores de banda larga (scanners), telefones via satélite, transformadores, lasers e canetas a laser. Os passageiros que se recusarem a cumprir com a política de segurança e proteção serão impedidos de embarcar!

- Valores e Joias: a Companhia não se responsabiliza por objetos considerados valiosos pelos hóspedes e quantia de dinheiro em espécie deixados nas cabines, ou nas áreas comuns do navio. A Companhia disponibiliza o uso de cofres individuais das cabines. As câmeras de segurança do navio servem apenas para o monitoramento dos locais nos quais elas estão instaladas. - Alimentos e bebidas: em observação às exigências sanitárias, é vedado o consumo a bordo de alimentos e bebidas (águas, refrigerantes, alcoólicos) adquiridos fora do navio, nos portos de escala. Os responsáveis pela segurança do navio estão autorizados a recolher esses volumes e devolvê-los aos hóspedes no final da viagem, no momento do desembarque. - Comemorações especiais: poderão ser comemorados a bordo aniversários, bodas de casamento, lua-de-mel, etc., devendo o Hóspede solicitar NO MOMENTO DA RESERVA o bolo para a comemoração, especificando a data em que o mesmo deverá ser entregue. - Casamentos: poderão ser comemorados casamentos a bordo somente quando adquirido o pacote de Casamento da Costa Cruzeiros. Para mais informações, acesse: https://www.costacruzeiros.com/experiencia/casamento.html.

Todas as coberturas e assistências do seguro não serão válidas para hóspedes acima de 99 anos devido a restrição imposta pela seguradora. Assim que identificada no sistema da Costa a contratação de seguro para hóspede acima de 99 anos, este será cancelado da reserva e o valor pago por ele será estornado. Aos hóspedes acima de 99 anos que desejem contratar um seguro viagem, recomendamos que procurem outra seguradora que disponibilize a cobertura necessária. Para mas informações sobre o seguro, consulte a aba Documentos.