Internacional

Costa Smeralda retorna a Gênova após temporada nos Emirados Árabes Unidos

O flagship da Costa Cruzeiros estará em Gênova todas as sextas-feiras entre abril e final de novembro de 2025 para uma temporada de cruzeiros pelo Mediterrâneo, visitando novos destinos e paisagens de tirar o fôlego

São Paulo, 7 de abril de 2025 – O Costa Smeralda chegou hoje, 7 de abril, a Gênova, retornando de temporada nos Emirados Árabes Unidos, onde navegou oferecendo cruzeiros de uma semana entre Dubai, Mascate (Omã), Doha (Catar) e Abu Dhabi.

O Costa Smeralda, flagship da frota Costa e irmão gêmeo do navio Costa Toscana, completou seu cruzeiro de 37 dias navegando pelo continente africano e passando por destinos como Mascate, Port Louis, Port Elizabeth e Cidade do Cabo, na África do Sul, Walvis Bay (Namíbia), Dakar (Senegal), Tânger (Marrocos), Santa Cruz de Tenerife e Barcelona (Espanha) e Ajaccio/Córsega (França).

Costa Smeralda inaugura sua temporada no Mediterrâneo Ocidental

A partir de sexta-feira, dia 11 de abril, e semanalmente todas às sextas-feiras até o dia 21 de novembro de 2025, o Costa Smeralda parte de Gênova para um itinerário de oito dias pelo Mediterrâneo Ocidental, para descobrir a Itália, a França e a Espanha, entre atmosferas atemporais, cidades de arte, praias e paisagens esplêndidas, com paradas em Marselha, Barcelona, Cagliari, Nápoles e Civitavecchia/Roma, retornando então a Gênova.

O itinerário será ainda mais exclusivo com o "Sea Destinations", novos destinos a serem vivenciados a partir da perspectiva do mar. Após deixar Barcelona, por exemplo, e chegar ao Mar das Baleares, o navio alcançará o ponto mais escuro do Mediterrâneo, onde os hóspedes poderão observar estrelas e planetas guiados pela voz de um oficial do navio; ou em frente à Baía de Capri, eles poderão desfrutar de um café da manhã caprese a bordo enquanto admiram o espetáculo dos Faraglioni ao amanhecer e, finalmente, uma vez no Santuário de Cetáceos, um fascinante show de luzes pelo mundo misterioso das criaturas marinhas mais extraordinárias.

Esses destinos a serem descobertos a bordo, durante a navegação, são acompanhados pelos "Land Destinations", experiências em terra para explorar os lugares mais icônicos, com total conforto e a um preço acessível, como as excursões oferecidas nas principais escalas do cruzeiro. As excursões incluem uma visita à Catedral de Notre-Dame de la Garde e uma caminhada por lugares simbólicos de Marselha; uma caminhada pelas cores do Parque Güell e da Casa Batlló, seguida de uma vista espetacular da cidade de Barcelona da colina de Montjuïc; e um passeio pelas cores e os sabores do sul da Itália nos becos do Rione Sanità, em Nápoles, sob a sombra do Vesúvio. Há ainda a possibilidade de literalmente mergulhar na história entre as ruínas de Pompeia e no Parque Submerso de Baia entre estátuas, mosaicos e restos de vilas romanas.

O Costa Smeralda também oferece uma experiência gastronômica verdadeiramente incrível, com 21 restaurantes e áreas dedicadas e 19 bares, para desfrutar de uma bebida ou de uma pausa em total relaxamento, incluindo bares temáticos em colaboração com grandes parceiros italianos e internacionais. A excelência do sabor é representada pelos pratos assinados por Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León, que oferecem autênticas receitas locais nos restaurantes principais e nos menus do restaurante Archipelago.

Cada momento a bordo do Costa Smeralda é uma oportunidade para explorar novos sabores e desfrutar de uma experiência culinária inesquecível: a Pizzeria Pummid'oro serve a autêntica pizza italiana com fermentação natural e ingredientes de alta qualidade; a Osteria Frescobaldi oferece jantares deliciosos acompanhados pelos melhores vinhos tintos; o restaurante Teppanyaki combina alta cozinha e entretenimento, enquanto o Sushino é um bistrô de sushi para uma autêntica experiência japonesa. O Salty Beach é ideal para street food; e no Food LAB, os hóspedes podem experimentar habilidades culinárias ou aprender a criar coquetéis perfeitos, enquanto para famílias com crianças há um restaurante dedicado.

Os interiores do navio são o resultado de um extraordinário projeto criativo, com curadoria de Adam D. Tihany, dando vida às cores e atmosferas da Itália em um único local. Móveis, iluminação, tecidos e acessórios são todos "Made in Italy", criados por 15 parceiros altamente representativos da excelência italiana. O design italiano também é o protagonista no CoDe - Costa Design Museum, o primeiro museu construído em um navio de cruzeiro, com curadoria de Matteo Vercelloni. O espaço se estende por 400m² e foi projetado para capturar o espírito do "gosto italiano" através de uma seleção de mais de 470 peças.

O Costa Smeralda foi projetado para ser uma verdadeira "cidade inteligente" itinerante, onde soluções sustentáveis e conceitos de economia circular são aplicados para reduzir o impacto ambiental. Graças à propulsão a GNL (Gás Natural Liquefeito), é possível eliminar quase completamente a emissão de óxidos de enxofre (zero emissões) e material particulado (redução de 95-100%) na atmosfera, reduzindo também significativamente as emissões de óxidos de nitrogênio (redução direta de 85%) e CO2 (até 20%). Toda a necessidade diária de água do navio é atendida pela transformação da água do mar através do uso de dessalinizadores, e o consumo de energia é reduzido ao mínimo graças a um sistema inteligente de eficiência energética. Além disso, é realizada a bordo a coleta seletiva e reciclagem de 100% de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio, que fazem parte de uma abordagem integrada, visando a implementação de projetos de economia circular.