Institucional

Costa Cruzeiros apresenta a plataforma “Sea & Land Wonder”, a evolução nas viagens de experiências

Na segunda edição do Costa Global Summit, a companhia destacou sua estratégia e principais inovações para 2026, com foco na transformação das viagens, incluindo experiências enriquecedoras, personalização, inovação e sustentabilidade. Após o sucesso da primeira edição em Milão, a Costa escolheu Barcelona para este segundo encontro, confirmando seu desejo de tornar cada edição única e memorável.

São Paulo, 16 de dezembro de 2025 — A segunda edição do Costa Global Summit aconteceu na tarde do último domingo, 14 de dezembro, no Pavilhão do Centenário da Fira Montjuic, em Barcelona. O evento recebeu mais de 2.500 participantes, incluindo importantes parceiros, agentes de viagens e convidados especiais de todo o mundo. Na presença do presidente Mario Zanetti e da alta direção da companhia, bem como de uma grande representação de colaboradores do Customer Hub em Barcelona, a Costa apresentou as novidades para 2026 e reafirmou seu papel como líder no futuro do turismo de experiência.

 

Três pilares estratégicos da Plataforma Sea & Land Wonder guiaram a narrativa da estratégia da Costa durante a noite, detalhados da seguinte forma: itinerários, com destinos exclusivos para descobrir lugares icônicos de novas maneiras; gastronomia, com uma culinária excepcional que transforma a cozinha em uma jornada sensorial inesquecível; e frota, com soluções inovadoras e sustentáveis para tornar cada navio o lugar perfeito para vivenciar o maravilhoso.

 

A Cúpula foi inaugurada com uma mensagem em vídeo de Josh Weinstein, CEO da Carnival Corporation & plc, que destacou o papel da Costa dentro da maior companhia de cruzeiros do mundo e uma das empresas líderes no setor de viagens de lazer. Com uma frota combinada de mais de 90 navios, que realizam 22.000 escalas em mais de 800 portos, a Carnival Corporation & plc representa 40% do mercado global de cruzeiros, totalizando quase 13,5 milhões de hóspedes recebidos anualmente, graças ao trabalho de cerca de 160.000 colaboradores. Nesse contexto, a Costa se caracteriza por seus itinerários exclusivos "Sea & Land": uma forma inovadora de descobrir destinos, que combinam experiências em diferentes locais com momentos imersivos a bordo. 

 

Há mais de 75 anos, a Costa é pioneira em transformar os cruzeiros nas férias ideais. A companhia também é um ator fundamental na jornada global rumo à sustentabilidade, com marcos como os primeiros navios movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito), o primeiro programa do setor para doação de excedentes alimentares e a otimização energética dos navios por meio de inteligência artificial. A Costa continua sua trajetória de inovação rumo ao futuro do turismo de cruzeiros, com viagens que celebram o encanto em todas as suas formas, criando memórias que perdurarão por muito tempo.

 

Após as boas-vindas, Karen Lellouche, Diretora Executiva e Sócia Sênior do Boston Consulting Group (BCG), apresentou um estudo sobre o mercado de turismo, com as últimas tendências e percepções dos clientes sobre comportamentos de viagem, oportunidades do setor e a nova maneira de escolher e vivenciar férias, um panorama claro do contexto, com dados, expectativas de qualidade e desejo por experiências significativas.

 

Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros, delineou a visão da empresa, mostrando não apenas como antecipa tendências, mas representa a "combinação perfeita" com as tendências identificadas pela pesquisa, sendo a resposta ideal às novas necessidades dos viajantes, para quem viajar é conexão, descoberta e expressão pessoal. A Costa revoluciona o conceito de cruzeiro ao se tornar uma Plataforma de Experiências: itinerários exclusivos que combinam a maravilha do mar com a descoberta autêntica da terra, criando um modelo que prioriza emoção, personalização, inovação e sustentabilidade.

 

“Há quase 78 anos, a mudança e a capacidade de antecipar o futuro fazem parte do nosso DNA. Hoje, o desafio é continuar criando experiências de viagem memoráveis, que conectem o mar e a terra numa oferta única no panorama turístico”, afirmou Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros. “A Costa Cruzeiros é hoje uma plataforma de experiências flexível e adaptável, capaz de criar o produto certo para cada público, com base na época do ano, no destino e nos desejos de cada hóspede. Esta abordagem cativa as novas gerações: os Millennials, que cresceram três pontos percentuais nos últimos três anos, escolhem a Costa para itinerários experienciais alinhados com os seus interesses e estilos de vida; enquanto os minicruzeiros estão em ascensão entre a Geração Z, que procura micro momentos e itinerários altamente personalizados. Os Baby Boomers e a Geração X abraçam o conceito de viagens de longevidade, compostas por mais tempo, bem-estar e viagens significativas, preferindo cruzeiros mais longos. Graças aos investimentos na frota e no produto, e com a introdução dos itinerários Sea&Land, expandimos a nossa oferta no Mediterrâneo Oriental e Ocidental e na Noruega, registrando um crescimento de cerca de 9 pontos percentuais ano a ano no índice geral de satisfação da nossa oferta. Inovação e sustentabilidade continuam a guiar cada escolha: desde as soluções introduzidas no Costa Smeralda para melhorar a eficiência energética, até o uso de tecnologias como IA para personalizar ainda mais cada viagem, mesmo antes da reserva. Nosso objetivo é inovar com propósito, criando valor para hóspedes, parceiros e para as comunidades que nos acolhem."

 

Francesco Muglia, Chief Commercial Officer & Senior VP, explica como essa estratégia parte de um conceito fundamental: reinventar as férias em cruzeiro significa colocar a navegação no centro, transformando o conceito de viagem entre portos em uma experiência emocional que conecta harmoniosamente o mar e a terra, criando encantamento, como um pôr do sol em alto-mar, um amanhecer silencioso, a noite que envolve tudo. Dessa ideia surge a Plataforma Sea & Land Wonder, um design integrado de itinerários "Sea & Land" em que a navegação se torna uma experiência multissensorial graças a lugares icônicos em alto-mar, onde o tempo para e o encantamento ganha forma, e a seleção de experiências em terra criadas para atender às diferentes necessidades de nossos clientes para vivenciar os territórios de forma autêntica e surpreendente.

 

Muglia, declara: "Reinventamos as férias em cruzeiro, transformando-as em uma experiência emocional que conecta o mar e a terra de uma forma inédita. Nossa Plataforma Sea & Land Wonder é o encantamento que integra itinerários, gastronomia e frota, criando a conexão perfeita entre o que acontece a bordo e o que acontece em terra. Os itinerários Sea & Land são o coração dessa filosofia, com momentos icônicos em alto-mar e experiências autênticas nos destinos, concebidos para tornar a viagem única e surpreendente."

 

O evento prosseguiu com a apresentação das principais inovações de 2026 em termos de itinerários – uma das expressões mais concretas da Plataforma Sea & Land Wonder – com uma proposta repleta de viagens surpreendentes: itinerários exclusivos, uma nova coleção de Sea & Land Destinations e cruzeiros especiais, para celebrar o deslumbramento através da conexão com o meio ambiente.

 

No próximo verão, o Costa Pacifica oferecerá uma experiência icônica no Mediterrâneo Ocidental, um emocionante destino marítimo na baía do Golfo Aranci, onde, pela primeira vez, os hóspedes poderão desembarcar ao pôr do sol diretamente de lanchas e chegar às águas cristalinas da ilha de Tavolara a bordo de um elegante barco para um mergulho inesquecível.

 

Com o Costa Pacifica, um dos momentos mais aguardados será o cruzeiro especial dedicado ao eclipse solar, previsto para meados de agosto, um extraordinário fenômeno natural celebrado num destino marítimo espetacular no meio do Mar das Baleares, onde o céu e o mar se fundirão num evento único e emocionante. E em terra, a ligação continua com experiências igualmente icônicas, como um passeio de Mehari pelas paisagens de Cassis ou um inesquecível passeio de Vespa pelas ruas mais emblemáticas de Roma. Um exemplo de como, graças aos itinerários exclusivos Sea & Land, os extraordinários eventos naturais se tornam o palco ideal para oferecer perspectivas inigualáveis.

 

O Costa Favolosa será o protagonista no Norte da Europa com uma proposta única que combina os dois fiordes Patrimônios Mundiais da UNESCO, Geirangerfjord e Nærøyfjord, e experiências terrestres extraordinárias, com destinos marítimos como a meditação ao amanhecer em frente a cascata das Sete Irmãs. No outono, o Club Cruise, dedicado aos membros do programa de fidelidade da Costa, prolongará sua temporada no Norte da Europa com a experiência mágica da Aurora Boreal.

 

Haverá roteiros exclusivos na Ásia com a Costa Serena, no início do verão e no outono, como a Volta ao Mundo, partindo do Japão, com momentos deslumbrantes em baías icônicas e aperitivos ao pôr do sol, como aquele que serve de pano de fundo para um novo destino à beira-mar, com o vulcão Sakurajima no horizonte, uma cerveja japonesa gelada na mão e um gyoza recém-preparado.

 

No Caribe, com o Costa Fascinosa e o Costa Pacifica, a empresa apresenta novas experiências que transformam a viagem em uma aventura exclusiva. Entre as novidades, destaca-se Cabo Rojo, um verdadeiro "destino dentro do destino", com um porto projetado para cruzeiros e paisagens que mesclam selva, deserto, águas turquesas e antigas pedreiras, com a possibilidade de acesso à praia mais exclusiva da Baía de Las Águilas. Uma experiência inédita que continua com a inauguração de Samaná, que segue o mesmo conceito inovador, focado em experiências que redefinem a viagem. A magia continua no mar, com uma sensacional festa ao mar, na Baía de Catalina, onde música, atmosfera e oceano se unem para criar memórias inesquecíveis.

 

Para completar a oferta de 2026 na primavera, uma proposta de minicruzeiros de 3 e 4 dias no Mediterrâneo, a bordo do Costa Fascinosa, concebidos para quem deseja vivenciar as maravilhas da Costa num formato mais curto, sem sacrificar a qualidade e a intensidade da experiência.

 

"A expansão do nosso portfólio com novos itinerários é a demonstração mais clara da nossa capacidade de criar experiências memoráveis com propostas únicas no cenário turístico. Continuamos a apresentar inovações que enriquecem a experiência de viagem, com uma gama que vai desde minicruzeiros de alguns dias até a Volta ao Mundo com mais de 130 dias. Propostas exclusivas, como os itinerários Sea & Land, transformam cada viagem numa jornada de emoções, onde o ambiente se torna parte integrante da experiência. Eventos únicos, como o cruzeiro dedicado ao eclipse solar ou a magia da Aurora Boreal, demonstram o nosso desejo de realçar a beleza do mundo e integrá-la em cada momento do cruzeiro", afirma Luigi Stefanelli, Vice-Presidente Mundial de Vendas da Costa Cruzeiros.

 

O evento continuou com a evolução da experiência gastronômica assinada pelos chefs Ángel León, Bruno Barbieri e Hélène Darroze, que apresentaram a nova experiência do restaurante Archipelago. Nascido em 2021 como um símbolo de inovação no mundo da alta gastronomia, o Archipelago evoluiu e se prepara para surpreender mais uma vez. Na primavera, estreia com um conceito exclusivo: pela primeira vez no mundo, as personalidades de três chefs estrelados se unem para criar um menu único, inspirado nos roteiros Sea & Land, oferecendo uma experiência gustativa inédita que envolve todos os sentidos. O Archipelago se torna um lugar onde a gastronomia encontra a cenografia: doze cenários se transformam para outras tantas criações, com ambientes concebidos para amplificar o prazer de uma jornada de sabores sem precedentes e transformar o jantar em um momento imersivo e compartilhado.

 

A jornada continua rumo ao coração pulsante da plataforma Sea & Land: a frota. Os navios da Costa representam o núcleo da estratégia da empresa e são projetados para transformar cada momento a bordo numa experiência inesquecível. Desde 2021, mais de 200 milhões de euros foram investidos em um plano de renovação que já contemplou todos os navios, com o objetivo de expandir as características dos navios mais populares para disponibilizá-las em toda a frota, introduzindo soluções inovadoras e sustentáveis que melhoram a eficiência energética e enriquecem a experiência, como novas áreas de refeições, remodelação das suítes e espaços externos repaginados.

 

O protagonista absoluto dessa trajetória evolutiva é o Costa Serena, que, após a recente reforma estreia como um navio Pop, inspirado no mundo dos deuses. Mantém sua identidade, mas a reinterpreta com uma linguagem pop, composta por cores vibrantes, formas e materiais inovadores. O átrio se transforma em um verdadeiro "Templo da Luz", não mais um simples ponto de passagem, mas um palco de luz e design. Entre os novos espaços, destacam-se a Pizzeria Pummid'oro, dominada por um gigantesco Atlas moderno segurando um tomate; e o Sushino at Costa, onde uma sereia dourada vigia o restaurante, com suas escamas se fundindo às paredes, criando um efeito cênico único. Para completar a experiência, um bar secreto, pronto para surpreender com atmosferas misteriosas e coquetéis exclusivos.

 

Giuseppe Carino, Vice-Presidente Sênior de Operações de Experiências Sea & Land da Costa Cruzeiros, afirma: “Assim que a remodelação do Costa Serena e do Costa Smeralda for concluída, continuaremos investindo na frota. Já estamos planejando reformas no Costa Toscana, Costa Favolosa e Costa Pacifica, com novos conceitos para cabines com varanda, para que cada navio esteja cada vez mais alinhado aos desejos dos hóspedes e para dar vida à experiência Costa”.

 

Para finalizar, Giovanna Loi, Vice-Presidente de Marketing e Vendas Diretas da Costa Cruzeiros, apresentou a estratégia da marca como geradora de demanda e valor, um investimento contínuo em criatividade e inovação para levar as pessoas a lugares onde a maravilha acontece. A Plataforma Wonder ganha vida em uma fusão de campanhas de diferentes países, demonstrando como uma ideia global pode ser transformada em emoção local e conquistar prêmios e reconhecimento. Em seguida, o olhar se abre para o novo cenário digital, onde a Costa se torna protagonista no mundo da busca por IA, no ecossistema de vídeos e nas redes sociais nativas, com uma narrativa simples e próxima das pessoas. Finalmente, a jornada adentra o coração da tecnologia com uma abordagem orientada por IA, dados e parcerias que, graças à CDP (Plataforma de Dados do Cliente), à jornada omnichannel e à personalização, transforma dados em experiências concretas e conversões.

 

"Inspirar, ser visível e personalizar: é assim que a Costa redefine a comunicação com o cliente. Mostrar a Plataforma Wonder em ação com criatividade que empolga, conquistamos espaço em novos cenários digitais – da busca por IA às mídias sociais nativas – e transformamos dados em experiências concretas graças à tecnologia e à personalização. Uma abordagem inovadora que gera demanda, valor e encantamento", conclui Giovanna Loi.

 

O Costa Global Summit 2026 foi apresentada por Manel Fuentes, um conhecido apresentador de televisão e jornalista espanhol, que levou o público a uma viagem pela inovação e pelo encantamento. O evento encerrou com um espetáculo onírico de dança contemporânea e arte circense, assinado pela companhia SALT, inspirado no tema "Experiência Maravilha do Mar e da Terra". Um final que transforma o palco em um universo de emoções, celebrando a capacidade de Costa de surpreender e envolver.